Cirurgias Oncológicas

Mastectomia com preservação de pele.

- MASTECTOMIA (RETIRADA DA MAMA) – Atualmente a mastectomia é realizada apenas em alguns casos, geralmente em tumores maiores e em casos mais avançados, ou se a paciente preferir. Consiste na retirada da mama por completo, com ou sem reconstrução imediata, com uma cicatriz (em geral) na horizontal sobre o tórax.

- MASTECTOMIA COM PRESERVAÇÃO DE PELE OU DE PELE (“SKIN SPARING”) E MAMILO (“NIPPLE SPARING”) – Corresponde a mesma cirurgia anterior, porém com preservação da pele sobre a mama (e em alguns casos o mamilo) para que se possa realizar uma reconstrução imediata. Essa reconstrução poderá ser por meio de expansores ou prótese diretamente.

- RETIRADA DE LINFONODO SENTINELA – Consiste na retirada do primeiro linfonodo (gânglio/Íngua) na axila, e avaliação do mesmo na hora da cirurgia (enviamos o linfonodo para um patologista) para verificar se estão presentes ou não células do câncer. Em geral, se há células malignas procede-se o esvaziamento axilar (Retirada de Todos os Linfonodos da Axila)

- ESVAZIAMENTO AXILAR – Consiste na retirada completa dos gânglios (linfonodos) da axila. Em geral realizada quando o primeiro linfonodo avaliado tem elementos de câncer ou em casos de tumores avançados. Deve ser sempre evitado, uma vez que pode estar associado com aumento do inchaço no braço e limitação de movimento após a cirurgia.

- BIÓPSIAS – As biópsias são procedimentos gerais em o objetivo é avaliar (junto ao patologista) um nódulo ou uma alteração no exame de imagem. Ela pode ser cirúrgica ou atráves de métodos menos invasivos (Core Biopsy ou Biópsia de Fragmento e Mamotomia). Nos casos em que a cirurgia é necessária as biópsias podem incluir um procedimento de colocação de um fio guia (colocado antes da cirurgia) em casos de lesões que não conseguimos palpar, ou sem fio guia (lesões palpáveis).

- TUMORECTOMIAS OU QUADRANTECTOMIAS – Cirurgias utilizadas no Câncer de Mama, para a retirada apenas do tumor (câncer) com margens, ou de um quadrante (a divisão da mama por quatro). São utilizadas em tumores menores, ou após quimioterapia e podem ter reconstrução no mesmo procedimento.

 

Esclareça suas dúvidas abaixo!

 

  • Guilherme

    Espaço reservado para perguntas. Faremos o possível para responde-las!